domingo, 23 de junho de 2013

SÃO JOÃO... UMA DAS MAIS ESPERADAS FESTAS EM ARRAIAL D'AJUDA

BOM DIA PLANETA TERRA...
BOM DIA ARRAIAL D'AJUDA...
BOM DIA BRASIL...
O FINAL DO MÊS DE JUNHO É UMA DAS OCASIÕES EM QUE A REGIÃO NORDESTE RECEBE UMA ENORME QUANTIDADE DE VISITANTES EM VIRTUDE DAS COMEMORAÇÕES JUNINAS QUE TEM SEU PONTO ALTO NA CELEBRAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOÃO, QUE ACONTECE NO DIA 24.
UMA FESTA QUE APESAR DE TER SUA ORIGEM LIGADA AOS SANTOS DA EUROPA CATÓLICA, TORNA-SE UMA DAS MAIS IMPORTANTES COMEMORAÇÕES ENTRE O POVO BRASILEIRO E MARCA UM DOS MAIS IMPORTANTES TESOUROS DO FOLCLORE NACIONAL.
Imagem Google
ARRAIAL D'AJUDA NÃO FICA DE FORA DESTES EVENTOS E FESTEJA COM SEUS VISITANTES MAIS ESTA DATA COM ALEGRIA, MUITA DANÇA E COM AS DELÍCIAS CULINÁRIAS TÍPICAS QUE MARCAM ESTA TRADIÇÃO.
PARA QUEM AINDA NÃO SABE COMO SÃO FESTEJADAS ESTAS DATAS, UMA BREVE ILUSTRAÇÃO PODE SER O QUE FALTA PARA DESPERTAR SEU INTERESSE EM PARTICIPAR CONOSCO E CURTIR UM POUCO MAIS DAS TRADIÇÕES BRASILEIRAS NO NOSSO PARAÍSO NO SUL DA BAHIA.



Imagem Google
Imagem Google
Introduzida no Brasil, seguindo os interesses da classe da elite portuguesa e da classe média brasileira, a comemoração do festejo a São João traz consigo a antiga tradição pagã da fogueira que na Idade Média, que era acesa para celebrar o solstício de verão e que torna-se um atributo, juntamente com a instalação do mastro, que leva a bandeira do santo e que é chamado na festa de Mastro de São João, e juntamente com as ''quadrilhas'', característica principal da festa.
Imagem Google
Imagem Google
As quadrilhas de danças, têm sua origem nas danças que eram praticadas e que estavam na moda em Paris. Se popularizam e fundem-se com as danças que já existiam no Brasil e representam um baile de casamento.
Apesar de adotada no início pela elite urbana, é na área rural onde ela se firma de maneira mais forte e passa a fazer parte do folclore, criando um estilo próprio de vestimentas, linguajar e caracterização dos seus participantes que adotam coreografias simples ou mais estilizadas para ao som de músicas típicas ou do forró. Os dançarinos fazem o espetáculo e se divertem seguindo as ordens de uma espécie de mestre de cerimônias que pronuncia palavras extraídas da língua francesa de uma maneira abrasileirada que é um ponto marcante da apresentação.
Imagem Google 
Imagem Google
Nos colégios, igrejas e mesmo em grupos de moradores de diversas partes do Brasil, são organizadas ''Quermesses'' onde barraquinhas de comidas, bebidas e diversões fazem a festa das pessoas. É comum nesta época do ano, um "tour" entre as diversas festas organizadas em todos os finais de semana do mês de Junho. Na região Nordeste, outro fator que marca a festa de São João é o costume das pessoas deixarem quantidades de comidas e bebidas nas portas e janelas de suas casa para serem degustadas pelos grupos festeiros que tomam as ruas e vão passando para alegrar os moradores.
Imagem Google
Imagem Google
Festa realizada na época da colheita do milho, é natural que a maioria dos pratos usem este grão como base no seu preparo e, entre os mais tradicionais, estão a pamonha, curau, canjica, o próprio milho cozido, cuscuz, bolo de fubá, pipoca, entre outros.É também comum o preparo de várias receitas feitas com amendoim como bolos, doces, paçocas e também do arroz doce que, juntamente com a batata doce e o pinhão, ajudam a tornar esta festa um delicioso ''evento gastronômico''.
Imagem Google
Imagem Google
Outra característica dos festejos juninos são as bebidas quentes, pois estas comemorações são realizadas no começo do inverno em que as noites já apresentam uma temperatura baixa. Entre as mais tradicionais se destacam o vinho quente, que é preparado com canela, noz moscada entre outros temperos, dependendo da região e o quentão, bebida a base de cahaça, gengibre e canela.
Agora é só preparar sua vestimenta ''caipira'' e curtir mais esta festa brasileira com todas as delícias, alegria e hospitalidade que são a marca registrada da cultura brasileira.

                                                                                by   Beto Valle

                                                                 ARRAIAL D'AJUDA NOW

APOIO:


   ''ARTE SALMASO''
Peças em Tapestry Crochet.
Tapeçaria em crochet com desenhos geométricos, 100% artesanais e exclusivas, painéis com mandalas em tapestry crochet, colchas, bolsas, gorros e acessórios que irão manter aquecido quem você ama.
Visite:http://artesalmaso.blogspot.com


''ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À DOMICÍLIO''
   * Enfermeira com curso superior e Paramédica.*
.Cuidados especiais para idosos e enfermos
.Administração de medicamentos e aplicação de injeções
.Curativos
.Aferição de pressão arterial
Para maiores informações entre em contato.




Loja Mística ''ILUMINADO ARRAIAL''.
Onde você encontra tudo sobre o universo místico.
Pedras Brasileiras, incensos, incensários, essências, objetos para decoração, sinos dos ventos, estátuas, filtros dos sonhos e muito mais, além da simpatia e atenção da Proprietária Herta e seu marido Ofer, que estão prontos a ajudar e tirar suas dúvidas na escolha dos objetos que irão iluminar e trazer equilíbrio à sua casa e sua vida.
''ILUMINADO ARRAIAL'' fica bem no meio da alameda ''Broduei'', bem no centro de Arraial d'Ajuda.De uma passada por lé e confira...











Nenhum comentário:

Postar um comentário