Em Arraial d'Ajuda, agora, começa a época onde sol e chuva se alternam, o que é propício à proliferação do mosquito. Mesmo com o esforço de conscientização e combate feito pelo poder público, em conjunto com a sociedade em geral, a qual já sabe o transtorno causado pela falta de um combate constante, a natureza local favorece com criadouros naturais como bromélias ou pedaços e cascas de vários frutos da região, como por exemplo coco, e mesmo com poças formadas em períodos de chuva que são impossíveis de se combater por completo.
Algumas medidas simples podem ajudar a evitar este contágio.
Uma dieta com alguns alimentos específicos, ou mesmo repelentes naturais que são preparados com substâncias simples e baratas, podem ser seus aliados contra a picada do mosquito, além de não causarem danos ao meio ambiente e principalmente à saúde.
Imagem Google |
Sabe-se que as vitaminas do complexo B em especial a ''tiamina''(Vitamina B1), são um eficas repelente a mosquitos e pernilongos, e uma dieta com injestão mais intensa de alimentos que contém este tipo de vitaminas, será um excelente aliado à sua saúde. Recomenda-se que esta dieta comece pelo menos 10 dias antes da possível exposição ao Aedes.
Esta é uma opção interessante também às pessoas que apresentam intolerância a farmacológicos e quem dão preferência a uma alimentação saudável.
Entre alguns alimentos ricos em vitaminas do complexo B, estão os Vegetais Verdes Escuros, Arroz Integral, Aveia, Amendoim, Castanha do Pará, Levedo de Cerveja, Gema de Ovo, Fígado e Cereais Matinais.
Imagem Google |
Arruda ou Hortelã também são repelentes aromáticos e, além de eficazes contra mosquitos, também atuam contra ratos e pulgões.
Muito usado na culinária como tempero, o Manjericão, além de saboroso e nutritivo, também espanta mosquitos devido ao cheiro que a planta exala e pode ser plantado em pequenos vasos que devem ficar perto de portas e janelas.
Imagem Google |
O óleo extraído desta árvore é também usado em contusões, inchaços, reumatismos e também como cicatrizante.
Além destas, a flora brasileira é repleta de plantas com poderes incríveis e que, muitas vezes, são a base da maioria de farmacológicos usados frequentemente para diversos tipos de terapias. Portanto, uma pesquisa mas aprofundada pode revelar alguma nativa da região onde se está, facilitando assim sua obtenção.
Imagem Google |
REPELENTE PARA AMBIENTE
100g de Citronela, 100g de Manjericão, 1000ml de Álcool
Bata no liquidificador, coe a solução e pulverize no ambiente.
REPELENTE CORPORAL
a- 10g Cravo da Índia, 500ml Álcool, 50ml Óleo de Amêndoa.
Deixe o cravo megulhado no Álcool de 4 a 6 dias, coe e adicione
Óleo.
b- 200ml Óleo Mineral, 30ml Óleo de Andiroba, 30ml Óleo de Citronela. Misture os ingredientes e use-o como loção.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário