quarta-feira, 3 de abril de 2013

EM ARRAIAL D'AJUDA PARAPENTES DECOLAM DAS FALÉSIAS E RASGAM OS CÉUS AZUIS

Em Arraial d'Ajuda é grande o número de pessoas que praticam esportes radicais e um dos que se destacam é o voo com Parapentes.
Pilotos ''habilitados'', que nos dias em que as condições climáticas estão favoráveis (o que aqui é frequente), dirigem-se ao alto das falésias no alto de Pitinga e decolam, para com seus velames coloridos, riscarem os céus decorando a paisagem predominantemente azul para o deleite das pessoas que estão aproveitando o dia na praia e que vez por outra se aventuram em um voo duplo.
Nada mais justo, então, do que falar um pouco deste esporte, para que aqueles que não conhecem tenham a oportunidade de conhecer um pouco  sobre o assunto e preparar os que se interessam pelo tema para os futuros bate papos que faremos com os praticantes da modalidade que vivem e fazem seus voos em Arraial d'Ajuda e assim, abrir um canal direto com os praticantes deste esporte que pode ser praticado como forma de lazer ou recreação ou desportivamente nas diferentes modalidades e categorias em  competicões ao redor do mundo.

Falésia onde as decolagens sao feitas
Criado em 1978, na França, a principio no treinamento de paraquedistas, o objetivo era de  aprimorar a precisão nas aterrissagens sem que fosse necessário o uso de aviões. Em 1980, passam a ser feitos voos de encostas (''voo de pente'') e, finalmente, em 1983 recebe o nome de ''Parapente'', sendo reconhecido como desporto em 1985. Modalidade de voo livre que em muito se assemelha ao paraquedismo no sentido de que seu praticante fica suspenso, sustentado por uma estrutura flexível, porém ao passo que no paraquedismo a descida é passiva, no parapente o piloto executa um voo dinâmico onde controla a direção, descida e o tempo de voo através das correntes de ar.
Feitos com Nylon e Poliéster não porosos e impermeáveis, para que o ar não atravesse o tecido, fazendo com que o ''velame'' se mantenha inflado. Isto faz com que seja imprescindível uma vistoria regular, pois a exposição ao sol e uma elevada quantidade de voos fazem com que a porosidade e impermeabilidade do tecido se desgaste podendo comprometer tanto a qualidade do voo como também a segurança. Seu tamanho relaciona-se como peso a ser sustentado (piloto e equipamento) e em casos de voos duplos, o tamanho de área de vela pode ser até 50% maior.
Embora todos os equipamentos para a prática de qualquer esporte radical sejam importantes, alguns, no caso do parapente são obrigatórios, como paraquedas correspondentes ao peso a ser suportado e que podem ser de modelos mais simples como os redondos (dos tipos usados por militares) e até mais sofisticados que permitem certo controle de voo e descida, suavizando assim a aterrissagem e capacetes aprovados pelos orgaãs de controle.
Entre os equipamentos não obrigatórios, porém, nem por isso de menor importância, estão óculos de sol e botas para voos que além de evitar possíveis torções e que também facilitam as caminhadas feitas até os pontos de decolagem que muitas vezes passa por terrenos irregulares.
Outros acessórios podem fazer diferença na qualidade de voo se não usados, entre eles destacam-se os GPS que, além da navegação, permite eficiência no controle da altura e da velocidade de deslocamento e o VARIÔMETRO OU VÁRIO o qual identifica as presenças das correntes de ar descendentes e ascendentes.
No Brasil, a exemplo de Arraial d'Ajuda, são vários os locais onde o clima propício e a geografia favorecem a prática do esporte, mas é  Governador Valadares, em Minas Gerais, que tem o reconhecimento de um dos melhores lugares do mundo para esta prática, chegando a ser conhecida como a ''MECA DO VOO LIVRE''.
Com a crescente quantidade de pessoas que praticam o esporte, mais competições vem sendo realizadas e as modalidades apresentam características particulares, dependendo do objetivo a ser alcançado. Elas se dividem nas seguintes modalidades:
CROSS COUNTRY - A mais popular onde o objetivo é percorrer a maior distância no menor tempo.
ACROBACIA - Extremamente radical, exige muita técnica do piloto para que as manobras sejam feitas com segurança. Esta modalidade nasceu em 2001, a partir da invenção da manobra SAT, executada por Raul Rodriguez. A partir dela, novas manobras foram evoluindo até que fosse criado o primeiro campeonato ''ACRO'', que por motivos de segurança são realizadas sobre a água e os juízes avaliam a velocidade, ritmo e conexão entre as manobras definidas pelos pilotos.
LIFT - São os voos realizados em encostas ou altos obstáculos.
Para a prática do Parapente é necessário a obtenção de uma ''Habilitação Desportiva'' e candidatos a alunos
e atletas podem obter mais informações através da Associação Brasileira de Parapente.

                                                                      by   Beto Valle

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