Porém alguns cuidados simples são suficientes para evitar desconfortos que podem atrapalhar seus dias de passeio. O Arraial d'Ajuda Now da mais algumas dicas que podem ser úteis para o seu ''bem estar'' quando viajar nas próximas férias para o litoral.
Embora mais comuns nas épocas de alta temporada, doenças de pele causadas por fungos e bactérias podem ocorrer em qualquer estação do ano, principalmente em lugares quentes e úmidos.
São comuns o aparecimento de micoses causadas por fungos (dermatófitos na maior parte dos casos), que proliferam-se nas areia da praia contaminada por sujeira, fezes animais etc... Quando estes fungos se alojam entre dedos formam as conhecidas frieiras e, quando em outras partes do corpo, causam descamação e coceiras.
Outra micose comum e bem conhecida é a popularmente chamada de ''pano branco'', que também pode ter seu contágio através do uso compartilhado de roupas e toalhas, por exemplo. No caso deste tipo de micose, ocorre o aparecimento de manchas brancas pelo corpo e, em alguns casos, estas manchas podem se de tons amarronzados.
Fezes de animais também podem transmitir larvas parasitas que invadem o organismo através da pele.
O uso de roupas molhadas durante um longo período, também contribui para a instalação e proliferação de colônias desses fungos em regiões da virilha, genitais e mucosas. A mais comum é a Candidíase que nas crianças se manifesta principalmente nas bochechas e cantos da boca, conhecidas popularmente por ''brotoejas ou sapinho'' e em mulheres podem causar coceiras e secreções vaginais.
Impetigo também está entre esses males causados por bactérias e fungos e ocorre pelo desequilíbrio da quantidade de um tipo de bactéria que temos normalmente em nosso organismo, e aparece geralmente com mudanças climáticas.
Picadas de insetos, principalmente aquelas que ficam feridas pelas unhas das crianças que normalmente acham na areia sua diversão por horas, podem servir de porta de entrada para bactérias.
A maioria destes problemas tem fácil solução através do uso de loções ou cremes antifúngicos ou antibióticos.
Outro problema bem comum causado por bactérias ou fungos são as otites pois o ouvido por ser úmido e um ambiente escuro propicia a proliferação destes invasores. Comum quando mergulhamos e a água fica acumulada no ouvido, e se a água for do mar, lembre-se que a quantidade de micro organismos é gigantesca. Porém o secamento deve ser feito com cuidado e de maneira superficial e, caso haja inflamação, procurar atendimento médico e nunca o automedicamento, o qual pode levar a um aumento da resistência da bactéria e nem o uso de hastes no interior do ouvido.
Apesar das barracas e cabanas de praia oferecerem cadeiras de praia aos seus frequentadores, nas grandes faixas de areia mais isoladas, onde as pessoas sentem-se mais à vontade para um banho de sol e mar com maior privacidade, é sempre aconselhável o uso de cangas ou toalhas de praia para evitar o contato constante com a areia e, principalmente evitar que ela se acumule em dobras de pele e roupas de banho.
Vale lembrar que fungos também causam alergias respiratórias, renites, sinusites, bronquites e até asma, portanto, ao escolher seu local para hospedar-se dê preferência a lugares arejados, limpos e que recebam os raios solares.
Outros cuidados que ajudam nesta prevenção são:
. Evite andar descalço em praias e vestiários
. Não compartilhe toalhas, roupas e calçados de quem você nao conhece
. Evite deixar os pés abafados por longos períodos
. Enxugar bem o espaço entre os dedos e as dobras do corpo
. Dê preferência a roupas íntimas feitas de algodão
. Ao frequentar salões de beleza, certificar-se de que os equipamentos passem por esterilização adequada
. Evite permanecer muito tempo com roupas molhadas
. Faça sempre o uso de duchas enquanto estiver curtindo a praia
Com cuidados simples você pode evitar vários problemas de pele e de saúde e assim usufruir seu passeio de maneira plena e segura.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário