terça-feira, 19 de março de 2013

CUIDADOS COM A EXPOSIÇÃO AO SOL

Foto Beto Valle
O uso de foto protetores, embora indicado diariamente, é usado pela maioria das pessoas somente quando frequentam piscinas ou praias.
Infelizmente, muitas vezes isso deve-se ao alto custo do produto ou mesmo por falta de informação sobre o assunto que é de suma importância para a saúde.
Um cuidado que, na minha opinião, deveria contar com uma sustentação pelos órgãos de saúde, a exemplo da distribuição de preservativos, uma vez que todos estão expostos a este risco de origem natural e que atinge a população como um todo.
Enquanto esta precaução depende exclusivamente de cada um, algumas dicas e esclarecimentos podem ser úteis na hora de preparar-se para as férias na praia e na escolha entre as diversas opções dos produtos que estão à disposição no mercado.
Considere alguns pontos antes de escolher seu foto protetor:
. Pessoas com problemas ou algum tipo de doença de pele devem optar por ''bloqueadores solares'' que, embora façam parte da categoria de foto protetores, tem um maior poder de filtragem e bloqueiam os raios nocivos à pele, além de serem mais espessos.
. O FPS ( Fator de Proteção Solar ) indica quantas vezes mais a pele ira receber proteção extra após a aplicação. Quanto maior o FPS, maior proteção contra a radiação UVB ( relacionada com o aparecimento do câncer de pele ). Os foto protetores de melhor qualidade também oferecem proteção contra a radiação UVA que, apesar de não ser tão nociva quanto a UVB, favorece o envelhecimento e o aparecimento de rugas e manchas na pele. ''Leia com atenção as descrições na embalagem do produto''.
. No rosto, por tratar-se de uma pele mais sensível, principalmente nas mulheres, cosméticos que associam foto protetores e hidratantes em sua composição podem ser uma opção. Lábios requerem um protetor labial quando em exposição direta ao sol, pois os batons geralmente tem o fator de proteção 8 no máximo, o que não é suficiente. A calvicie também deve ser protegida por filtros solares e o uso de chapéus, além de garantir uma proteção maior ao couro cabeludo, protege o rosto ao mesmo tempo.
Imagem Google
. Recomenda-se a aplicação do protetor solar em média 30 minutos antes da exposição ao sol.
. Nos casos de exposição direta, como acontece em praias e piscinas, a reaplicação é recomendada a cada 2 horas, ou quando houver transpiração intensa e também em longos períodos dentro da água.
. Produtos descritos como a prova d'água, possuem maior fixação, porém, em mergulhos prolongados, a reaplicação também é aconselhável.
. A quantidade do produto a ser aplicada em cada região do corpo pode seguir a seguinte proporção levando em consideração uma pessoa adulta de média estatura:
Rosto e Pescoço - 1 colher de chá
Tronco - 1 colher de sopa para a frente e 1 colher para as costas
Braços - 1 colher de sopa para os dois
Pernas - 1 colher de sopa para ambas
. Tatuagens também necessitam de proteção para que se mantenham nítidas e suas cores continuem vivas.
. Pessoas com pele oleosa devem optar por foto protetores na forma de gel, creme gel ou loções livres de óleo. Pessoas com pele seca devem escolher as loções mais cremosas. Pessoas com pele negra também devem fazer uso de protetores solares. As pessoas com pele muito clara, além de evitarem o sol entre as 10 e 16 horas (como todos, aliás), devem alternar períodos curtos de exposição ao sol com intervalos à sombra mesmo usando protetor com alto FPS.
Imagem Google
. Crianças devem usar foto protetores específicos para elas, pois a fórmula destes não impedem a produção de vitamina D, que é estimulada pela ação solar e cuja principal função é fazer com que haja absorção de cálcio pelo organismo, o que é importante nesta fase de vida, na formação óssea e no crescimento.
. Embora ainda à disposição no mercado, bronzeadores não são recomendados em nenhum dos casos.
. Após a exposição ao sol, o uso de hidratantes é recomendado e, nos casos onde houver abuso no tempo de exposição, loções pós sol aliviam o desconforto causado pela ardência, especialmente se tiver substâncias calmantes em sua formula, a exemplo do Aloe vera.
Imagem Google
Imagem Google
''Lembre-se que o câncer de pele é o tumor considerado de maior incidência no Brasil e o uso de foto protetores regularmente desde a infância reduzem as chances da doença se desenvolver em 85%.
Além disso, a exposição ao sol sem o uso de proteção adequada, acelera o envelhecimento da pele do rosto, causa vermelhidão, pode causar bolhas e manchas acompanhadas daquela desagradável descamação da pele seca e a perda do bronzeado nos primeiros dias, sem falar naquele horrível sensação de ardência''.
Todos os cuidados tomados, algumas das dúvidas sanadas, agora é aproveitar o clima quente de verão que em Arraial d'Ajuda se estende por mais uns meses...


                                                                        by   Beto Valle



Nenhum comentário:

Postar um comentário