quinta-feira, 16 de maio de 2013

ALDEIAS INDÍGENAS PATAXÓ... UM PASSEIO QUE TEM QUE ESTAR NO SEU ROTEIRO TURÍSTICO QUANDO ESTIVER EM ARRAIAL D'AJUDA

A região sul do Estado da Bahia, também conhecida como ''Costa do Descobrimento'', é onde está concentrada a população mais significativa do povo indígena ''PATAXÓ'', povo que, até 2010 segundo estimativas feitas pela FUNASA, totalizavam 11.833 indivíduos.
A maior parte dos seus membros, vivem na, por eles chamada, Aldeia Mãe, reconhecida como ''Terra Indígena de Barra Velha do Monte Pascoal'', localizada ao sul de Porto Seguro, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbáu, com uma área de 20.000 hectares é área tradicional para o povo indígena.
De um total de 17 aldeias localizadas no sul da Bahia, 5 delas ficam nas proximidades de Arraial d'Ajuda e fazem parte dos roteiros de passeios da maioria dos turistas que visitam a região, despertando muito interesse principalmente de estrangeiros.
São elas:
- TERRA INDÍGENA IMBIRIBA
Território mais antigo, localizado a 20 km ao norte de Barra Velha.
- TERRA INDÍGENA COROA VERMELHA
Foto Goole imagens
Mais recente, localiza-se à margem da da rodovia que liga Porto Seguro a Santa Cruz de Cabrália e devido ao fluxo turístico destaca-se pelas atividades artesanais indígenas.
- TERRA INDÍGENA ALDEIA VELHA
Localizada ao norte do distrito de Arraial d'Ajuda e que pela proximidade do centro da cidade é uma das mais visitadas por quem está de passagem por Arraial.
- TERRA INDÍGENA COMEXATIBA
Já no município de Prado, que é bem próximo, fica logo depois ao sul da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal em Porto Seguro.
- TERRA INDÍGENA MATA MEDONHA
Localizada logo ao norte de Santa Cruz de Cabrália.
Foto Google imagens
Cada aldeia tem seu cacique e elas estão distribuídas entre vários municípios da região, com destaque para a ''RESERVA DA JAQUEIRA'', considerada desde de épocas passadas como um lugar sagrado pelos Pataxós, onde hoje são desenvolvidas diversas atividades de educação ambiental que, em conjunto ao ecoturismo, visam o desenvolvimento sustentável, divulgação da história e cultura Pataxó, conhecimentos medicinais com plantas e integração com a natureza de modo geral.
Em quase todas as feiras de artesanatos da região, inclusive a de Arraial D'Ajuda, a presença de indígenas caracterizados com suas vestes e pinturas típicas é marcante e significativa. Uma grande variedade de seus artesanatos pode ser vista e adquirida, bem como nas prais onde alguns levam seus produtos para apreciação dos visitantes.
Brincos, pulseiras, instrumentos musicais, cocares, armas usadas para caça, roupas, objetos decorativos, enfim uma variedade de produtos que dificilmente ficam de fora das compras e lembranças levadas do passeio.



Foto Google imagens



O passeio pelas aldeias permite ao visitante vivenciar um pouco da vida e conhecer um pouco da cultura desse povo participando de caminhadas por trilhas pela Mata Atlântica, alguns rituais, saborear alguns pratos típicos da cultura indígena, pinturas corporais com toda simbologia que elas representam, além de participar de palestras que ilustram o dia a dia destes núcleos indígenas, como costumes, métodos de caça, danças, etc..





.
Foto Google imagens
Para visitar a reserva, paga-se uma taxa que é cobrada por pessoa. São vários os grupos de estudantes que, frequentemente, são vistos em excursões escolares, que são sempre recebidas pelos índios com toda atenção e carinho, e se envolvem e promovem uma interação que faz com que a integração entre as culturas enriqueça o aprendizado de ambas as partes, fazendo com que o povo indígena, assim como sua cultura, sejam mais respeitadas e valorizadas a cada dia pelas novas gerações, alimentando a esperança de um convívio entre os povos calcado no respeito e admiração entre eles.

Foto Google imagens
Foto Google imagens
















Além destas, são em um total de 17 aldeias da Tribo Pataxó que se espalham pela região sul da Bahia. Em sua visita ao Arraial d'Ajuda, este passeio certamente é uma oportunidade de enriquecimento cultural e de beleza única que não pode ficar de fora do seu roteiro.

OUTRAS ALDEIAS INDÍGENAS PATAXÓ NO SUL DA BAHIA:

.ALDEIA ÁGUAS BELAS - Município de Prado
.ALDEIA ALEGRIA NOVA - Município de Prado (Tribo Indígena Comuruxatiba)
.ALDEIA BARRA VELHA - Porto Seguro
.ALDEIA BOCA DA MATA - Porto Seguro
.ALDEIA COROA VERMELHA - Santa Cruz de Cabrália
.ALDEIA CORUMBAUZINHO - Município de Prado
.ALDEIA IMBIRIBA - Porto Seguro
.ALDEIA KAÍ - Município de Prado (Tribo Indígena Cumexatiba)
.ALDEIA MATA MEDONHA - Santa Cruz de Cabrália
.ALDEIA MEIO DA MATA - Porto Seguro
.ALDEIA PEQUI - Município de Prado (Tribo Indígena Cumexatiba)
.ALDEIA TAUÁ - Município de Prado (Tribo Indígena Comuxatiba)
.ALDEIA TIBÁ - Município de Prado (Tribo Indígena Comuxatiba)
.ALDEIA TREVO DO PARQUE - Itamarajú
.ALDEIA VELHA - Porto Seguro
.ALDEIA TERRA INDÍGENA DE BARRA VELHA DO MONTE PASCOAL - Porto Seguro
.ALDEIA RESERVA DA JAQUEIRA

                                                                     by   Beto Valle


                                                               ARRAIAL D'AJUDA NOW

APOIO:


''ARTE SALMASO''
Peças em Tapestry Crochet.
Tapeçarias em crochet, com desenhos geométricos, 100% artesanais e exclusivas.
Painéis com mandalas em Tapestry Crochet.
http://artesalmaso.blogspot.com

Barraca ''TAPIOCA DO LUCINO''
A tapioca mais saborosa do Arraial.
Tapiocas doces e salgadas.
Aprovada pela vigilância sanitária.
Experimente esta delícia...






Nenhum comentário:

Postar um comentário