terça-feira, 21 de maio de 2013

LICOR DE JENIPAPO - TRADIÇÃO NAS FESTAS JUNINAS QUE SE APROXIMAM E DEMORA UM ANO PARA FICAR PRONTO




















Algumas coisas marcam a época de transição entre o outono e o inverno em Arraial d'Ajuda, entre elas destaca-se a coloração que a natureza nos presenteia em amanheceres, nos finais de tarde e até mesmo durante as noites com suas infinitas estrelas que num céu limpo parecem ao alcance das mãos.
Marcantes também são os primeiros preparativos para as festas que adentram pelo mês de Junho, quando as quadrilhas dão início aos treinamentos de suas danças, a realizção das primeiras reuniões para organizar as quermesses e a parte mais gostosa que estas festas trazem, que são as comidas típicas e bebidas que muitas vezes são aguardadas durante o ano todo para serem consumidas nesta época.
Tratando-se de bebidas, talvez a mais tradicional, famosa e esperada na Região e em praticamente toda a Bahia é o ''LICOR DE JENIPAPO''.
Muito apreciado por brasileiros, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, já é internacionalmente conhecida e apreciada por visitantes dos mais diversos países que escolhem esta época para viajar para a região.
Foto Google imagens
O fruto, que dá em uma árvore que atinge facilmente os 20m de altura, tem um aroma intenso e sua polpa é comestível e com ela sao feitos compotas, pudins, sucos, vários doces, xaropes e o tradicional ''Licor de Jenipapo''.
Ao lado do ''Quentão'', o Licor de Jenipapo é a bebida preferida durante a realização das ''Festa Juninas'', quando os participantes apreciam a bebida após um ano de espera da maturação no processo artesanal que é usado para o preparo e que faz a diferença no sabor desta bebida.
Os licores mais famosos são os preparados no Recôncavo Baiano, porém em todos os povoados e cidades baianas o preparo artesanal é uma prática comum e faz parte da cultura popular.
Neste processo artesanal o licor fica em infusão durante um ano inteiro em tonéis antes de poderem ser engarrafados e consumidos. Daí o fato de uma grande expectativa ser criada em torno da degustação deste licor.
Foto Google imagens
Com poucos ingredientes e fácil modo de preparo, o Licor de Jenipapo pode ser feito por qualquer pessoa e com a doçura que agrada o paladar de cada um em particular.
Caso a aventura de preparar e esperar o tempo necessário para a maturação e a curiosidade em ver o resultado do preparo tenha causado interesse, segue a receita para que cada um possa preparar seu Licor de Jenipapo para os festejos de 2014.

INGREDIENTES:
.3 a 5 Jenipapos maduros
.1 Litro de cachaça de boa qualidade
.Açúcar a gosto (geralmente entre 300 e 400g)

PREPARO:
Retira-se a polpa dos jenipapos e amasse-as conservando os caroços. Ponha em uma vasilha tipo sopeira (terrina) e acrescente a cachaça. Tampe e deixe por 10 dias. Com um pano limpo coe a mistura espremendo o pano com as mãos até escorrer todo o suco. Filtre passando mais uma vez em pano limpo ou em um filtro de papel.
Com o açúcar prepare uma calda e junte ao líquido. Misture e tampe a vasilha. Um pequeno tonel pode ser adquirido em lojas de artigos para bares e assim obterá uma melhor maturação e praticidade pois o preparo irá descansar por 1 ano.


                                                                             by   Beto Valle

                                                               ARRAIAL D'AJUDA NOW

APOIO:
''ARTE SALMASO''
Peças em Tapestry Crochet.
Tapeçaria em crochet com desenhos geométricos, 100% artesanais e exclusivas.
Painéis em tapestry crochet.
Colchas e muito mais.
http://artesalmaso.blogspot.com


Barraca ''TAPIOCA DO LUCIANO''
Tapiocas doces e salgadas.
A tapioca mais gostosa do Arraial.
Experimente esta delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário