quinta-feira, 9 de maio de 2013

FAÇA A COCADA BAIANA EM SUA CASA E SINTA-SE EM ARRAIAL D'AJUDA SABOREANDO ESTE DOCE DELICIOSO

Parte da identidade cultural do cotidiano, em qualquer parte do Estado da Bahia, as ''Baianas do Acarajé'' foram, a partir do ano de 2004, oficializadas como Patrimônio Histórico Nacional.
Com suas vestimentas brancas, atras de seus tabuleiros, preparam e vendem as iguarias típicas da cultura Afro Brasileira.
Entre estas iguarias e comidas da culinária baiana, destaca-se a Cocada Baiana.
Doce feito artesanalmente com coco fresco, é irresistível a qualquer um que passe em frente ao tabuleiro, sejam moradores locais ou turistas vindos de qualquer parte do planeta.
Em Arraial d'Ajuda este doce pode ser encontrado em vários pontos da cidade, vendido pelas ruas onde alguns tabuleiros ficam montados em pontos fixos, nas praias onde ambulantes carregam seus os tabuleiros entre as barracas de praias e até mesmo em docerias ou restaurantes.
Com uma receita básica e bem simples, quem está distante de terras baianas pode preparar este doce de maneira rápida, sem dificuldades e com ingredientes simples, em casa mesmo.
Para que qualquer pessoa possa desfrutar desta delícia da culinária baiana, segue uma receita que, com toda certeza, vai agradar o paladar de quem você gosta.

INGREDIENTES:
1 Kg de coco ''fresco'' ralado grosso
500 g de açúcar
1 copo tipo americano de água
1 colher de sopa de glucose
1 lata de leite condensado
Margarina para untar

PREPARO:
Coloque em um tacho ou uma panela o açúcar, a água e a glucose e leve ao fogo sem mexer até que engrosse, chegando ao ponto de bala. Para saber quando está no ponto, é só pingar um pouco da calda em um pires com água e tocando com as mãos nota-se se está uma goma mais firme parecendo bala.
Acrescente o coco ralado então e vá mexendo com uma colher de pau até que seque toda água. Isso leva aproximadamente 15 minutos.
Junte então o leite condensado e continue mexendo por mais uns 5 minutos.
Tire do fogo e ponha para esfriar, modelando as porções a colheradas ou estendendo a massa sobre mármore untado com a margarina ou, na falta da pedra, sobre uma assadeira.
Após um tempinho de esfriamento a massa passa a ter uma consistência mais firme e é possível corta-la sem que ela se quebre.
Sabores podem ser adicionados à cocada e para isso, geralmente usa-se polpas de frutas que dão um sabor bem exótico ao doce, como por exemplo abacaxi ou maracujá.
Pode-se optar por sabores mais sofisticados e adicionar passas ao rum ou mesmo nozes. As opções são bem variadas e com uma receita pode-se fazer vários sabores.
Agora, com esta receita simples ao seu alcance, é só por mãos à massa e preparar sua cocada baiana como aquela que é vendida nos tabuleiros do Arraial d'Ajuda e sentir-se presente neste paraíso no sul da Bahia enquanto aproveita o sabor do seu doce.


                                                                 by   Beto Valle

(algumas fotos extraídas do Google imagens)

                                                        ARRAIAL D'AJUDA NOW

APOIO:


Barraca ''TAPIOCA DO LUCIANO''.
Tapiocas doces e salgadas, feitas com ingredientes selecionados e atendimento impecável.
Vistoriada e aprovada pela vigilância sanitária.
Em sua visita experimente esta delícia.

''ARTE SALMASO''
Peças em ''Tapestry Crochet''.
Tapeçarias em crochet com desenhos geométricos 100% artesanais e exclusivos.
Painéis com mandalas em tapestry crochet.
http://artesalmaso.blogspot.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário