Um dos esportes aquáticos mais praticados em Arraial d'Ajuda, o ''Kite Surf'', esporte também conhecido por ''Kiteboarding'', ou mesmo por ''Fly Surf'', encontra nas prais daqui as condições favoráveis que fazem com que seja crescente o número de praticantes em nossas águas.
Inventado em 1985 por Dominique e Bruno Legaignoux, a modalidade vem ganhando popularidade em diversos países e, no Brasil, tanto o clima quanto a grande extensão de sua faixa litorânea contribuem para a a difusão do esporte entre os brasileiros.
Basicamente, o esporte consiste em navegar em pé sobre uma prancha com suporte, sendo impulsionado pela força do vento que empurra uma ''pipa'' que é presa à cintura do esportista por uma espécie de cinturão chamado de trapézio e que, juntamente com o ''chicken loop'', formam o conjunto que liga o navegador à barra, a qual determina a direção e a realização dos saltos, e está liga à ''pipa'' por 2 linhas.
Existem vários tipos de Kite e os mais usados são os chamados ''INSUFLÁVEIS'', sendo estes divididos em dois tipos: Kite C e Kite Flat .
Os outros tipos são o ''FOILS'' que assemelha-se com um parapente, o ''ARCH'' ou híbridos e os do tipo ''FRAMED''.
As pranchas podem ser de diferentes tipos conhecidos por : ''DIRECIONAIS'', ''BIDIRECIONAIS'' e do tipo ''WAKEBOARD''.
Apesar de parecer um esporte simples, trata-se de um esporte radical e, como tal, certos cuidados tem que ser observados para que não ofereça riscos que podem ser perigosos, principalmente no caso de iniciantes, se não praticado de maneira adequada.
O primeiro passo à ser tomado por quem deseja se aventurar nesta prática é ''procurar um curso com professores certificados ou escolas especializadas''.
Um curso básico tem a duração de 10 horas em média e aprende-se também noções mínimas de vento quanto sua força e direção, indispensável para prática deste esporte.
Primeiro aprende-se a controlar a pipa ao vento na areia. Só após este controle ser obtido, é que o aluno começa a parte do aprendizado na água.
Para quem é iniciante, o ideal é que as primeiras navegadas sejam feitas em águas calmas e com ventos entre 4 e 18 nós.
Este é mais um dos motivos que fazem com que o Arraial d'Ajuda esteja na mira dos praticantes desta modalidade.
Por ser um esporte novo, só em 2000 foi criado o primeiro Circuito Mundial de Kite Surf, o ''KITESURF PRO WORLD TOUR, já com etapa no Brasil, na Barra da Tijuca RJ.
Logo a seguir, em 2001, é criada a Associação Brasileira de Kitesurf, entidade responsável por reger o esporte em território nacional.
Arraial d'Ajuda conta com diversos profissionais voltados à pratica do Kite Surf, com instrutores habilitados e cursos certificados.
Na sua próxima visita experimente mais esta aventura.
by Beto Valle