Imagem Google |
Por aí dá para se ter uma ideia de que a falta deste elemento em nosso organismo é altamente perigosa e pode causar problemas de saúde, muitas vezes graves e que podem induzir ao óbito, em casos críticos.
A quantidade indicada ao consumo diário é variável de pessoa à pessoa, mas o ideal é que uma pessoa de porte médio (70 kg) consuma 2,5 litros de água por dia, no mínimo.
A perda de 10% da quantidade normal de água no organismo é o suficiente para levar a doenças graves e, se esta perda chegar aos 20 %, pode até levar ao óbito. O limite, em geral, que uma pessoa pode ficar sem água é de 10 dias e 5 dias no caso de crianças.
Desempenhando um importante papel para o funcionamento do organismo, a água é responsável pela absorção e transporte dos nutrientes e, para que seja feita a digestão, é o meio que proporciona processos químicos. Solvente e diluidor de resíduos orgânicos, diminui a toxidade, ajuda na excreção e no equilíbrio da temperatura corporal. Está relacionada á proteção das células e à proteção do feto, quando na gravidez, (no líquido amniótico e formação do leite). Está presente na formação básica dos fluídos corporais (lágrimas, suor, suco gástrico, saliva) que lubrificam orgãos e juntas, além de servir de base para o sangue.
Imagem Google |
Imagem Google |
Temos que repor a água eliminada pelo corpo, através das fezes, urina, suor e até pelo processo respiratório. Caso contrário, os rins começam a reter a urina para suprir a carência, o que é percebido através de uma urina mais amarelada e concentrada. Esta falta de água pode causar cálculos renais e também na bexiga.
O consumo deve ser elevado, principalmente nos dias de calor mais intenso, quando se pratica exercícios físicos (antes, durante e depois), em casos de febre ou doença em geral, durante a gravidez e o período da amamentação, quando se está fazendo uso de medicamentos e diuréticos ou mesmo quando se ingere algum alimento mais salgado. Sucos, refrigerantes, café, chás e alimentos em geral, embora contenham água, não substituem o consumo de água pura.
Imagem Google |
Tomar sempre água de marcas confiáveis ou mesmo de fontes naturais confiáveis, evitando ''bicas'' que, embora usada por muitas pessoas, na maioria das vezes apresentam algum tipo de contaminação, é de suma importância.
Geralmente as marcas engarrafadas que estão disponíveis no mercado tem algumas particularidades como:
POTÁVEL - Disponíveis em garrafões, oriundas de qualquer fonte natural aprovada, filtrada e desinfetada, podendo apresentar inclusive ajuste no controle de minerais.
MINERAL - Contém 500mg de minerais por litro, no mínimo.
GASEIFICADA - Contém dióxido de carbono para ficar borbulhante e algumas delas já saem gaseificadas diretamente da fonte.
Imagem Google |
Os benefícios do consumo regular de água são:
. Ajuda na prevenção da celulite
. Diminui o inchaço
. Diminui o cansaço e a sonolência
. Aumenta a concentração
. Melhora a oxigenação
. Aumenta as defesas do organismo
Agora que você já esta por dentro da importância de manter seu organismo bem hidratado, não esqueça de ter sempre à mão uma garrafinha de água, principalmente nas caminhadas e passeios pelas praias na sua próxima visita ao Arraial d'Ajuda.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário