terça-feira, 26 de março de 2013

AO PASSEAR PELO ARRAIAL LEMBRE-SE DE TER SEMPRE UMA GARRAFA DE ÁGUA À MÃO

Imagem Google
A água é um elemento vital e é a principal fonte de manutenção da vida, depois do oxigênio.
Por aí dá para se ter uma ideia de que a falta deste elemento em nosso organismo é altamente perigosa e pode causar problemas de saúde, muitas vezes graves e que podem induzir ao óbito, em casos críticos.
A quantidade indicada ao consumo diário é variável de pessoa à pessoa, mas o ideal é que uma pessoa de porte médio (70 kg) consuma 2,5 litros de água por dia, no mínimo.
A perda de 10% da quantidade normal de água no organismo é o suficiente para levar a doenças graves e, se esta perda chegar aos 20 %, pode até levar ao óbito. O limite, em geral, que uma pessoa pode ficar sem água é de 10 dias e 5 dias no caso de crianças.
Desempenhando um importante papel para o funcionamento do organismo, a água é responsável pela absorção e transporte dos nutrientes e, para que seja feita a digestão, é o meio que proporciona processos químicos. Solvente e diluidor de resíduos orgânicos, diminui a toxidade, ajuda na excreção e no equilíbrio da temperatura corporal. Está relacionada á proteção das células e à proteção do feto, quando na gravidez, (no líquido amniótico e formação do leite). Está presente na formação básica dos fluídos corporais (lágrimas, suor, suco gástrico, saliva) que lubrificam orgãos e juntas, além de servir de base para o sangue.
Imagem Google
Imagem Google
Este importante líquido contribui ainda para a elasticidade e maciez da pele, contribuindo assim para o combate ao ressecamento vindo com o passar dos anos e o enrijecimento das juntas.
Temos que repor  a água eliminada pelo corpo, através das fezes, urina, suor e até pelo processo respiratório. Caso contrário, os rins começam a reter a urina para suprir a carência, o que é percebido através de uma urina mais amarelada e concentrada. Esta falta de água pode causar cálculos renais e também na bexiga.
O consumo deve ser elevado, principalmente nos dias de calor mais intenso, quando se pratica exercícios físicos (antes, durante e depois), em casos de febre ou doença em geral, durante a gravidez e o período da amamentação, quando se está fazendo uso de medicamentos e diuréticos ou mesmo quando se ingere algum alimento mais salgado. Sucos, refrigerantes, café, chás e alimentos em geral, embora contenham água, não substituem o consumo de água pura.
Imagem Google
O consumo de água de má qualidade pode gerar sérios distúrbios e problemas ao nosso organismo, prejudicando nossa saúde, como nos casos de infecção intestinal ou diarreia que, se não tratadas, podem levar ao óbito, principalmente em pessoas com baixa resistência imunológica.
Tomar sempre água de marcas confiáveis ou mesmo de fontes naturais confiáveis, evitando ''bicas'' que, embora usada por muitas pessoas, na maioria das vezes apresentam algum tipo de contaminação, é de suma importância.
Geralmente as marcas engarrafadas que estão disponíveis no mercado tem algumas particularidades como:
POTÁVEL - Disponíveis em garrafões, oriundas de qualquer fonte natural aprovada, filtrada e desinfetada, podendo apresentar inclusive ajuste no controle de minerais.
MINERAL - Contém 500mg de minerais por litro, no mínimo.
GASEIFICADA - Contém dióxido de carbono para ficar borbulhante e algumas delas já saem gaseificadas diretamente da fonte.
Imagem Google
TERMAL - Proveniente de fonte termal natural.
Os benefícios do consumo regular de água são:
. Ajuda na prevenção da celulite
. Diminui o inchaço                                                    
. Diminui o cansaço e a sonolência
. Aumenta a concentração
. Melhora a oxigenação
. Aumenta as defesas do organismo
Agora que você já esta por dentro da importância de manter seu organismo bem hidratado, não esqueça de ter sempre à mão uma garrafinha de água, principalmente nas caminhadas e passeios pelas praias na sua próxima visita ao Arraial d'Ajuda.


                                                                             by   Beto Valle




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário