Ecossistema costeiro de vasta biodiversidade e que exerce um papel de suma importância para a subsistência das populações costeiras, os Manguezais ou Mangues, estão presentes nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, e são formados onde há o encontro do ambiente terrestre e marinho quando rio e mar se encontram.
Sujeito ao movimento das marés, possui água salobra que da origem a uma vegetação típica, que forma uma cobertura vegetal possuidora de uma base alimentar extensa para várias espécies. Peixes, crustáceos e moluscos, aves e mamíferos, além de se alimentarem fazem do Mangue seu local de reprodução, fazendo com que o mangue atue como um grande berçário natural para diversas espécies. É nele que a quase totalidade dos alimentos consumidos pelo homem, e que são provenientes da pesca, se reproduzem. Funcionam como habitat para diversas espécies, como exemplo o caranguejo.
Apesar do solo ser pobre em oxigênio, é muito rico em nutrientes e caracteriza-se por ser lodoso, úmido e salgado.
As raízes de sua vegetação ajudam a fixação
do solo e evitam erosões, além do que, agem
como filtros que retém sedimentos.
Os Manguezais funcionam ainda como banco genético para a recuperação de áreas degradadas.
Os Manguezais estão presentes em toda a costa brasileira e, entre sua vegetação típica, a árvore ''Mangue Branco'' ou ''Laguncularia recemosa'', merece destaque pois é a única espécie típica encontrada na Baia do Sueste, um Manguezal único no Arquipélago de Fernando de Noronha.
Possui uma rica fauna com aves, mamíferos, répteis, peixes e invertebrados - a relação vai de Bem-Te-Vis a Tubarões Cabeça Chata, passando por mosquitos, camarões, lontras, cobras, caranguejos, etc., só para citar algumas das infinitas espécies que podem ser vistas neste habitat.
Com o avanço da civilização, muitas dessas espécies acabam invadindo áreas urbanizadas, e é comum nos depararmos com algumas delas em caminhadas e passeios, principalmente em ruas próximas à orla; mas, também em áreas mais distantes, estes visitantes podem ser encontrados pelos jardins das casas em algumas épocas do ano.
Atualmente, com uma maior conscientização ambiental, várias atividades vêm sido desenvolvidas nestas áreas, tendo sempre em vista a sustentabilidade. Entre elas, a pesca controlada respeitando o período do defeso marinho, extração de madeira assegurando o reflorestamento, o cultivo de organismos aquáticos, cultivo de plantas ornamentais, produção do mel de abelha e atividades turísticas, educacionais, científicas e recreativas.
No Brasil, os Manguezais são atualmente classificados por lei como ''Áreas de Preservação Permanente'' e várias entidades privadas, órgãos não governamentais, órgãos públicos e mesmo pessoas comuns, que trazem uma atenção à natureza e amor pelo planeta e a vida dentro de si, vêm lutando para preservar e transmitir a importância de mais esta riqueza natural, que é encontrada em abundância no Brasil.
Lembre-se de retribuir com generosidade o que a natureza nos fornece.
PRESERVE A NATUREZA... SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS A RECUPERAÇÃO E A SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA E DE SUAS ESPÉCIES.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário