Foto by Beto Valle |
Além de causar desconforto, uma certa falta de percepção de detalhes, irritação e dor, a falta de proteção adequada pode levar a doenças sérias como a catarata, câncer ou mesmo cegueira.
Os raios UV conseguem atravessar a atmosfera e 80% destes raios chegam até nós, mesmo nos dias nublados.
Por isso é muito importante fazer uma escolha certa na hora da compra dos óculos de sol que, além da estética, devem proteger a nossa visão.
Imagem Google |
Imagem Google |
As lentes com cores rosa ou vermelhas, embora estejam em alta, não são indicadas como proteção, pois não bloqueiam os raios UV de maneira segura e eficaz..
Nos dias nublados, as lentes mais adequadas são as degradês, ou as que tem cores mais brandas.
Imagem Google |
Não devem apresentar distorções das imagens e as lentes retas diminuem a probabilidade disto ocorrer.
Óticas de qualidade comprovada, geralmente tem aparelhos que medem o grau de bloqueamento dos raios solares e esta análise tem que ser feita diante do cliente. Por isso, peça que ela seja feita antes de efetuar sua compra.
''O USO DE LENTES DE BAIXA QUALIDADE É MAIS PREJUDICIAL QUE A FALTA DO USO, POR ISSO EVITE A COMPRA DE ÓCULOS EM CAMELÔS E EM LOJAS NÃO ESPECIALIZADAS''.
Outro cuidado importante com os olhos deve ser observado nas férias ou em passeios de finais de semana, onde ocorram banhos de mar ou piscinas.
Aconselha-se não abrir os olhos na água do mar ou na piscina sem que se esteja com óculos apropriados para esta atividade, pois o contato com a água salgada e com o cloro podem causar irritações como, por exemplo, a conjuntivite que é a mais comum em praias.
Além de nunca esfregar os olhos e, principalmente, nunca passar as mãos sujas neles, é aconselhável o uso de colírios lubrificantes após os banhos de mar ou piscinas.
No caso de uma irritação mais grave ou frequente, é indicado a aplicação de água limpa e gelada e procurar assistência oftalmológica.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário