domingo, 24 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CAFÉ DA MANHÃ PARA A NOSSA SAÚDE

Foto Beto Valle
Começar bem o dia não depende apenas de acordar de bom humor, numa praia paradisíaca sem muitos afazeres ou mesmo sem nenhuma preocupação rondando nosso pensamento.
Um café da manhã rico em nutrientes e balanceado, de preferência após um alongamento corporal, irá ser fator determinante para o bom funcionamento do corpo ao longo do seu dia.
Comprovadamente considerada a refeição mais importante, o café da manhã irá definir as demais refeições que vão ser feitas posteriormente. Portanto, além de rico em nutrientes, deve também conter fibras e proteínas que irão repor as energias perdidas durante a noite (lembre-se que mesmo dormindo nosso organismo continua funcionando) e abastecer nosso corpo para o começo da nossa jornada diária.
Imagem Google
Mesmo as pessoas que estão em busca de dietas para perda de peso devem ter um desjejum de boa qualidade, pois deixar de alimentar-se pela manhã, leva a um baixo gasto de calorias, o que dificulta a eliminação de gordura, ao passo que alimentando-se há um aumento do metabolismo, o que leva o organismo à queima de calorias.
Outros efeitos que podem ser causados pela falta de uma boa alimentação ao acordarmos, relacionam-se à falta de disposição e uma sensação de fraqueza. Essa sensação de fome faz com que nosso organismo seja levado a escolher alimentos mais calóricos, levando assim ao aumento de peso. Uma refeição equilibrado pela manhã também evita os picos de fome comuns à quem tem o habito de um café da manhã corrido e pobre em nutrientes.
Imagem Google
O ideal é que haja um intervalo de aproximadamente 3 horas entre as refeiçoes, sendo que entre as principais sejam consumidas pequenas porções de alimento, que podem ser frutas, barras de cereais ou algo que não atrapalhe o apetite na hora das refeiçoes maiores.
Para um café da manhã de boa qualidade em nutrientes, fibras e proteínas, entre os alimentos mais recomendados estão leite desnatado ou leite de soja, pão integral, queijo branco fresco ou ricota, frutas, peito de peru, mel, granola, biscoito de água e

Imagem Google
sal, iogurte e gelatina, entre outros. Através destes alimentos, nosso organismo recebe nutrientes como Omega 3 e 6, cálcio, ferro, fibras, vitamina D, vitaminas do complexo B, ácido fólico, magnésio e zinco, sem falar que vai fornecer a energia necessária para o bom funcionamento do corpo.
Lembre-se de que toda dieta alimentar deve ser estabelecida por um nutricionista porém, salvo raras exceções, este tipo de alimentação é indicada a qualquer pessoa e o consumo delas de maneira equilibrada só irá beneficiar a saúde e melhorar a qualidade de vida.


                                                         by   Beto Valle


Nenhum comentário:

Postar um comentário