Cocos verdes vendidos em todos os cantos da cidade. |
Encontrados à venda em todas as praias, em quase todas as esquinas do centro da cidade, bares ou mesmo em alguns restaurantes, o coco verde é um dos frutos mais consumidos em Arraial d'Ajuda, em especial nos dias quentes, o que aqui é praticamente o ano todo.
Tomar uma água de coco natural, diretamente da fruta recém aberta e bem gelada em um dia de calor intenso, proporciona prazeres que vão além do frescor e do paladar pelo seu delicioso sabor adocicado.
Os benefícios à saúde podem ser surpreendentes e, tendo isso em vista, aqui vão algumas informações sobre este fruto que pode e deve incluído em sua dieta diária.
Para os amantes das baladas noturnas, a água de coco faz sucesso não só na composição de alguns "drinks", mas também já tem seu lugar no rol da fama como um ótimo ''remédio'' contra ressaca.
Cenário comum no litoral baiano, Arraial d'Ajuda também tem suas areias ladeadas por coqueirais. |
No centro de Arraial os coqueiros estão por toda parte, o que só contribui com o beleza natural típica da região. |
Além de reidratar, em estudos recentes, descobriram que a água de coco não engorda tanto quanto se acreditava no passado. Seu valor calórico em 100 ml é de apenas 20 calorias.
É rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fito nutrientes que colaboram com um bom funcionamento do corpo.
Seu conteúdo eletrolítico assemelha-se ao plasma humano, o que faz dela o melhor reidratante oral.
A água de coco verde beneficia a saúde de várias maneiras, entre elas se destacam o equilíbrio da química corpórea, previne aterosclerose, reduz a pressão arterial, auxilia o funcionamento dos rins e a digestão, evita o envelhecimento, favorece o sistema imunológico e a circulação sanguínea e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.
Com a reposição dos eletrólitos, a água de coco ajuda a evitar câimbras e melhora o desempenho em atividades físicas.
Em cada 100ml de água de coco fresca encontram-se 250 mg de potássio, 105 mg de sódio além de cálcio, magnésio e vitamina C.
Nas areias das praias arraianas, é comum ver pessoas em caminhadas, corridas ou praticando qualquer que seja a atividade física preferida, sempre com um coco nas mãos, de onde através de canudinhos são repostas as energias gastas e a sede é saciada com esta delícia gelada facilmente encontrada em vários isopores de ambulantes espalhados pelo caminho.
by Beto Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário