quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ARRAIAL D'AJUDA E UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

Localizado à margem esquerda do Rio Buranhém, entre as cidades de Porto Seguro e Trancoso, foi descoberto em 1549. A missão jesuíta deslocada de salvador juntamente com Thomé de Souza, aporta em nosso litoral dando início à construção da Igreja e à formação do povoado que, originalmente, foi chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda em homenagem à santa padroeira e que, posteriormente, seria reduzido para Arraial d'Ajuda.
Sob o platô onde foi construída a igreja existe uma nascente de água que, juntamente com a crença de um poder milagroso de sua santa, deu origem a uma das maiores romarias religiosas do Brasil, a qual reúne grande números de fiéis  até os dias atuais. o evento se dá durante o mês de Agosto, com pessoas vindas de todos os cantos do Brasil bem como estrangeiros, senão pela religiosidade, pela festa de cunho religioso e suas peculiaridades.
Além da Festa da Padroeira, várias são as comemorações religiosas introduzidas pelos descobridores europeus que fazem parte do calendário local, como por exemplo Festa de São Brás, Festa de Reis, São João entre outras...
Várias são também as comemorações religiosas de origem afro-brasileira, criando assim um sincretismo religioso que tornou-se parte da cultura brasileira em especial na Bahia...
A partir do fim da década de 60 e início da de 70, o Arraial d'Ajuda passa a cair no gosto do mundo. Com a chegada dos primeiros hippies que, em busca de um local tranquilo e ao mesmo tempo com possibilidades de sustento, descobriram o Arraial d'Ajuda e a partir de então, começa uma mudança cultural. Em 1985, transforma-se o Arraial d'Ajuda em polo turístico de expressão com pessoas trazendo suas várias culturas, fazendo com que hoje em dia possa ser considerado uma cidade cosmopolita onde se podem escutar vários idiomas que ao se misturarem formam um mosaico de sons que de maneira incrível e que encontram um entendimento entre si.
O reflexo desta grande mistura de povos e culturas que visitam e que se estabeleceram no Arraial, faz com que a vida, as idéias e tendências sempre estejam em ebulição e em permanente renovação, fazendo com que o Arraial d'Ajuda sempre tenha algo único a oferecer.

                                                                                                  by   Beto Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário