sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PRAIAS


Ao desembarcar da balsa do lado de Arraial d'Ajuda, já é possível chegar à primeira praia, uma vez que a distância da rua conhecida como ''Estrada da Balsa'' até a areia não passa de 100m.
Na distância  percorrida entre a balsa e o início da subida da '' Ladeira da Santa'', (assim conhecida pois além de estar ao pé do platô onde a Igreja foi erguida, logo no começo da subida, à esquerda, fica uma espécie de banheiro onde as pessoas podem banhar-se com a água da nascente a qual se acredita milagrosa) ao longo de todo lado esquerdo da estrada, ficam as três primeiras praias: APAGAFOGO, ARAÇAÍPE, E DELEGADO, esta também conhecida como PRAIA DOS PESCADORES, onde os barcos de pesca ficam ancorados criando assim uma paisagem que é capaz de nos remeter aos tempos de um Arraial mais antigo.
Devido à configuração e disposição, tanto da geografia terrestre quanto da marinha, uma vez que a costa é toda cercada por bancos de corais, cada uma das praias pode oferecer atrativos particulares, além do trabalho receptivo de suas cabanas e barracas de praia.
ARAÇAÍPE é a preferida pelos praticantes de esportes náuticos como
"kitesurf" e "windsurf ". Não é raro  a vista de vários "kites" e velas decorando o horizonte visto da praia.



Á esquerda, vista do alto do platô da Igreja da praia do Delegado e á direita a tranquilidade das águas emoldurada pelo céu azul...


Á esquerda, vista da praia sentido ARAÇAÍPE e, à direita, vista da praia sentido MUCUGÊ.






O acesso à PRAIA DO MUCUGÊ pode ser feito pela praia, a pé, seguindo em frente a partir da PRAIA DO DELEGADO, cuja distância é relativamente curta ou, a partir do centro do Arraial d'Ajuda, seguindo pela estrada do Mucugê. Se seguirmos pela esquerda ela termina na entrada da PRAIA DO MUCUGÊ e seguindo-se pela direita percorre-se a estrada de Pitinga, a qual dá acesso às demais praias: PARRACHO e PITINGA.
Na PRAIA DO MUCUGÊ o movimento de famílias com integrantes de todas as idades podem aproveitar um mar calmo, com várias piscinas naturais formadas com a baixa da maré, passeios de caiaque e são várias as cabanas que disputam seus clientes com os mais tradicionais pratos e drinques da cozinha baiana, ao som muito axé, samba e músicas brasileiras em geral.












Entrada da PRAIA DO MUCUGÊ, vista das barracas e beira mar com caiaques à disposição
para um passeio com a maré baixa.




Trecho em frente ao Hotel Mucugê, pedaço de praia entre PRAIA DO MUCUGÊ e PRAIA DA PITINGA..




A praia do PARRACHO, conhecida pelas tradicionais festas e shows realizados na barraca que da o nome a este pedaço de praia e que recebe artistas de grande porte em datas como Natal, Revellion, e Carnaval, é uma das mais agitadas e procuradas pela galera jovem que procura agito diurno à beira mar. Também é  muito frequentada pela galera do futvolei e do volei de praia.















Vista das barracas e a
PRAIA DO PARRACHO na maré baixa.Um convite ao
banho de mar em águas calmas e cristalinas.


PITINGA é a praia onde a distância dos recifes de corais é maior em relação a areia, fazendo com que o mar seja mais aberto e o movimento das ondas mais sentido. Com várias cabanas de praia de diferentes personalidades, é a praia mais procurada por turistas estrangeiros e pacotes de turismo. Praia onde é comum a pratica do "Parapent"  e "Paraglider" e é possível fazer um vôo duplo com pilotos credenciados.



Vista da PRAIA DA PITINGA,  sentido Trancoso, com as falésias ao fundo e o encontro do Rio Mucugê com o mar.



Rio Mucugê à esquerda e à direita, com falésias ao fundo de onde são
feitas as decolagens.


Mar mais movimentado na Pitinga
e suas barracas na hora de maré baixa.





Seguindo-se em frente pela praia, numa distância aproximada de 200m, o rio Mucugê desemboca no mar e forma uma agradável piscina de água doce à beira mar.
Um pouco mais á frente chega-se à ''Lagoa Azul'', uma lagoa cujas areias são ricas em silicato de alumínio, substância usada na fabricação de cosméticos e com benefícios dermatológicos. Isso faz com que algumas pessoas cubram-se com essa argila.

Às praias seguintes, só é possível o acesso através da estrada Arraial d'Ajuda- Trancoso e seus nomes são TAÍPE E RIO DA BARRA. Por estarem a uma distância maior do centro são menos concorridas, o que faz com que seus frequentadores formem um grupo mais seleto e menor, proporcionando ao mesmo tempo maior tranquilidade e preços um pouco mais elevados.

                                                                                      by Beto Valle












Nenhum comentário:

Postar um comentário