segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CARNAVAL CHEGANDO

Preparativos já atingindo sua reta final, o carnaval de 2013 em Arraial d'Ajuda já é sentido pelas ruas da cidade, onde população e turistas começam espalhar o clima de euforia comum nesta data em conversas cujos principais temas são fantasias, blocos carnavalesco e a compra de seus abadás, alegorias e enredos que já estão na boca de seus integrantes.
Festa que antes era tímida e guiada por uma carroça ou trator que puxava os poucos integrantes que acompanhavam a folia, hoje dá lugar a um carnaval animado por vários trios elétricos, sobre os quais músicos da região e de outras partes da Bahia percorrem as ruas do Arraial, seguidos por um mar de foliões que só aumenta durante o percurso.
Os vários blocos locais se alternam em desfiles diários até o ultimo dia de festa, com direito a desfile para as crianças em horários alternativos.
Se não o com maior números de integrantes, o ''Bloco Banda Bandeiroza'' é com certeza o preferido por nove entre dez visitantes, devido à sua riqueza em detalhes e cores, e suas com fantasias elaboradas,  o que o  destaca entre outros que adotam o uso do abadá para identificar seus participantes. É com certeza o bloco mais irreverente da cidade.
Mesmo aqueles que não se aventuram atrás dos dos trios e blocos, se rendem ao espetáculo e animação contagiante e param o que estão fazendo e só retomam seu caminho após o cortejo carnavalesco acabar sua passagem.
Após o trajeto percorrido, os trios geralmente estacionam e continuam a folia que atravessa a noite até que os primeiros raios solares venham inaugurar mais um dia de opções de lazer à beira mar.

Arte feita para divulgação do carnaval da Banda Bandeiroza  para o carnaval
2013 '' ARRAIAL d' PAZ''- A paz do mundo começa em nós.

Para aqueles foliões mais dispostos e que desejam dar uma esticada na diversão, uma opção é o carnaval prolongado de Porto Seguro, cidade separada do Arraial d'Ajuda pela balsa (que durante a temporada funciona em tempo integral) e que recebe os grandes nomes da música baiana e de outras regiões do país. A   festas continua até o sábado seguinte à quarta feira de cinzas.
As agências de turismo que vendem pacotes para esta época, geralmente colocam á disposição de seus clientes a opção de compra dos abadás, para os que desejam entrar na folia.
Por ser uma das épocas mais concorridas do ano, é aconselhável garantir reservas nos hotéis e pousadas de sua preferência com antecedência e garantir seu conforto evitando a perda de tempo com procura de hospedagem na cidade cheia.

                                                 by  Beto Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário