sábado, 26 de janeiro de 2013

FESTA PARA IEMANJÁ

Uma das festas mais populares do ano, no Estado da Bahia, homenageia o orixá tido como "Rainha do Mar" todo dia 2 de fevereiro.
Comemoração que teve seu início no Rio Vermelho em Salvador, por pescadores. Era comemorado, a princípio, em conjunto com a religião católica devido ao sincretismo com Nsa. Senhora da Conceição, na Paróquia do Rio Vermelho. Porém, após reação da Igreja Católica, hoje as portas da Igreja de Santana (localizada no mesmo local da festa) permanecem fechadas durante o festejo.
Devotos do candomblé, umbanda e do catolicismo depositam oferendas e escrevem seus pedidos, que são depositados em balaios e levados até alto mar, em uma procissão de embarcações encabeçada por um saveiro com as oferendas dos pescadores. Estas oferendas geralmente consiste em arranjos florais, perfumes, champanhe e velas.
No Arraial d'Ajuda, muitos são os devotos que, durante o dia todo e noite a dentro, prestam suas homenagens levando suas oferendas e pedidos na beira da praia.
Além do belo cenário que proporciona a visão do incessante vai-e-vem de pessoas a caminho da praia, com flores de todas cores e aromas nas mãos, sente-se uma espiritualidade que toma conta do lugar fazendo com que os turistas vindos de todas as partes do mundo, cada qual com sua religião, sejam contagiados pelo clima e participem da festa, fazendo com que o número de devotos aumente a cada ano.
Os preparativos para a festa deste ano já começaram e é uma época interessante para uma visita ao Arraial d'Ajuda, ainda mais que este ano o Carnaval acontece logo na sequencia dessa comemoração.




Os preparativos para festa de Iemanjá já estão na reta final.
Participe ....Traga sua oferenda e boa festa...



                                                                           
                                                                                   by Beto Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário