domingo, 10 de fevereiro de 2013

SÁBADO DE CARNAVAL 2013

A noite de sábado foi realmente animada e as ruas ficaram numa tal agitação, que era difícil escolher um só lugar para curtir, fazendo com que o vai-e-vem entre bares, desfile de blocos, restaurantes e galerias fosse incessante.
Enquanto o Bloco Ladeira Abaixo se preparava para o desfile, a galera se preparava para a folia nas barracas de drinks, nos bares-quase todos com apresentações de bandas e artistas ao vivo, nos restaurantes, ou mesmo caminhando pelas ruas e galerias com suas lojas decoradas para o clima carnavalesco. 
A galera aquece os motores para logo mais...
Um vai-e-vem constante, na expectativa  da saída do bloco carnavalesco Ladeira Abaixo que, a esta altura, já está na concentração para o desfile que sempre acaba arrastando participantes de última hora.

É somente o começo da noite e, aos poucos, mais e mais pessoas vão tomando as ruas, já ansiosas pelos primeiros toques das marchinhas de carnaval.



Para quem não teve tempo de preparar a fantasia, ou mesmo fazer uma maquiagem para noite, artistas enfeitavam os foliões de última hora com pinturas carnavalescas. Mesmo quem não pretendia entrar na farra, acabou se contagiando com o espírito de alegria que pulsa por toda a cidade.


Não importando a idade, os foliões se empolgam com a ideia de uma pintura personalizada, feita por artistas, ali mesmo no meio da muvuca.


Fim da concentração do bloco Ladeira Abaixo e a folia, ao som das tradicionais marchas carnavalescas, ganha as ruas. É praticamente impossível não se contagiar e seguir o bloco que já é animação pura.



Ainda na concentração, muita alegria e birita, vão
sendo dados os toques finais para o desfile. 















O bloco ganha as ruas e, ao passar pelas pessoas que assistem ao desfile, vai ganhando mais adeptos que entram no clima e seguem o bloco pelas ruas até o fim do desfile.

Ao serem ouvidos os primeiros acordes das marchinhas de carnaval, as pessoas seguem em direção ao bloco que já vem descendo pela rua Mucugê.


Terminado o desfile, o bloco com seus muitos seguidores, que foram dando volume e vibração maior ao cortejo, adentram pela Praça Caminho do Mar, onde promovem um verdadeiro baile de carnaval ao estilo ''Salão de Baile a Céu Aberto''. Um alívio para quem, a essa altura, já está com a temperatura elevada.
Um encontro de alegria e diversão, com pessoas de todas as idades compartilhando um mesmo ambiente, onde foi possível se divertir em paz e com muito respeito entre os que brincavam e os que somente assistiam a folia em suas mesas.
Um verdadeiro '' CIRCO DA ALEGRIA''.





Conforme o bloco Ladeira Abaixo vai ocupando os espaços da Praça Caminho do Mar, um verdadeiro baile de salão a céu aberto tem início e pessoas de todas as idade se divertem como se formassem uma única tribo.


Ao que tudo indica, baseado no primeiro dia de folia, o carnaval 2013 em Arraial d'Ajuda tem tudo pra ficar para a história e na memória de que está vivenciando esta experiência pela primeira vez, e até para quem já é veterano nas folias arraianas.
                                                          by   Beto Valle                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário